sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

COMO APROVEITAR AO MÁXIMO AS VENDAS NO FIM DE ANO

Eis que estamos em Dezembro… Férias chegando, árvores de Natal começando a aparecer e muita gente já pensando em como gastar o 13o em presentes, entretenimento e viagens. Ou seja, um prato cheio para todo o comércio.

Se você já tem experiência na área, não preciso te convencer que essa época gera grandes oportunidades. A questão é: um pouco de planejamento e técnicas de marketing podem deixar seus resultados ainda melhores.





Para você que quer ir além do feijão com arroz, seguem algumas dicas de como tirar o máximo dessa maravilhosa época do ano.

Uma boa estimativa da demanda fará toda a diferença
A grande diferença entre o fim de ano e as outras épocas é a variação da demanda. Por isso, quanto mais precisa for sua estimativa, melhores serão os seus resultados.
Faça uma estimativa otimista demais e ficará com os estoques cheios, te obrigando a fazer uma liquidação no início do próximo ano, o que pode comer o seu lucro. Por outro lado, uma estimativa pessimista demais se transformará em vendas que deixarão de ser feitas, gerando o famoso custo de oportunidade.

Ou seja, um erro pode gerar custos em ambas as situações.
Lógico que nem sempre o passado gera boas previsões sobre o futuro, mas geralmente é uma referência inicial. Se você já está nessa jornada há algum tempo, fazer um cálculo do aumento da demanda nos anos anteriores é um ótimo ponto de partida. Já se você for marinheiro de 1a viagem, converse com outros lojistas da região para ter noção do que está por vir.

Uma boa reserva de caixa pode facilitar muito sua vida. A sorte favorece os bem-preparados. Nesse caso, a preparação para o aumento da demanda é traduzida em um ponto bem específico: reserva financeira que banque o investimento necessário para encher o estoque.

Para avaliar se é melhor ser pessimista ou otimista no planejamento, considere as seguintes situações:

a)    Mesmo que você não venda todo o estoque, os produtos podem ser vendidos mais pra frente sem problemas
b)    No caso de restaurantes e outros negócios que trabalham com suprimentos perecíveis, seu investimento pode não ser aproveitado depois.

No caso a), mesmo que seu otimismo não se realize no final do ano, os resultados virão uma hora ou outra e, provavelmente, seu investimento será compensado. Talvez, com MUITO cuidado, um empréstimo para bancar seu capital de giro pode ser bem-vindo, caso você não tenha uma reserva imediata.

Outra possibilidade é usar a antecipação das vendas feitas em cartões. Em termos simples, esse é um serviço que permite que as vendas feitas no crédito à vista e parcelado caiam antes na sua conta, algo que é muito mais favorável que um empréstimo e não tem cobrança de IOF.

No caso b), o risco de perder o investimento é razoável. O custo de oportunidade provavelmente vale mais a pena do que tentar dar um passo maior que a perna.

Ações promocionais podem deixar seus resultados ainda melhores

Além do maior volume de clientes, outra característica interessante desse período é que cada o cliente está disposto a gastar mais do que faria normalmente.

Para aproveitar essa tendência, seguem algumas ideias de promoções que podem aumentar o quanto cada cliente consome:
  •         Acúmulo de valores: Acumule R$100 e ganhe 10% de desconto
  •         Acúmulo de visitas: Acumule 10 compras diferentes e ganhe uma sobremesa
  •         Data/hora específica: 10% de desconto às quartas-feiras
  •         Campanhas cruzadas com lojistas próximos: Em compras acima de R$100 na livraria, ganhe um café na cafeteria
  •         Brinde na hora da compra: Ganhe um brinde em compras acima de R$100
  •         Desconto ou brinde na próxima compra: Em compras acima de R$50, ganhe 10% de desconto para usar na próxima compra
Dentro de muitas frases motivacionais, uma que gosto muito é a “Engraçado, quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho”.

Se, de certa forma, o fim do ano simplesmente “joga clientes no seu colo”, saber o que está fazendo é o que irá separar os homens dos meninos. Quanto mais você investir em planejamento, melhores serão os seus resultados, tanto pelo aumento do número de clientes quanto pelas ações promocionais.

- Millor Machado



Fonte: Saia do lugar

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